Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à correção das malformações ósseas e dentárias em crianças, adolescentes e adultos. Cada vez mais pacientes nos procuram com o objetivo de melhorar o seu sorriso sem comprometer muito a parte estética pela utilização dos aparelhos fixos. Como resposta a esta exigência temos tratado cada vez mais pacientes com técnicas modernas e invisíveis.

Nesse sentido a nossa equipa dispõe de diversos tipos de aparelhos:

Aparelhos removíveis – indicados em idades precoces para correção de pequenos problemas

Aparelhos fixos – Utilizados para casos mais complexos em adolescentes e adultos. Dentro deste tipo de tratamentos utilizamos diversos tipos de aparelhos dos quais destacamos os aparelhos estéticos (Invisalign®) e invisíveis (lingual WIN® e Incognito system®).

FAQ’s

De um modo geral não há nenhuma limitação de idade para a realização de um tratamento ortodôntico.
Caso esteja indicado e vá de encontro aos seus objectivos será sempre possível realizar um tratamento deste tipo sendo essencial que apresente uma boa saúde oral e uma higiene cuidada.
Hoje em dia temos ao nosso dispor inúmeras técnicas e uma grande diversidade de aparelhos que nos permitem adequar o tratamento às sua necessidades.

Antes de mais é importante esclarecer que existem vários tipos de tratamentos e a duração dos mesmos estará intimamente relacionada com os objectivos do tratamento.
De uma forma geral podemos dividir os tratamentos em:

Tratamentos interceptivos e/ou funcionais – Executados em crianças com dentes temporários (de leite) em idade de crescimento, normalmente com aparelhos removíveis e o tempo é varável consoante a idade do paciente podendo estender-se até ao final do crescimento;

Tratamentos correctivo – Executados em adolescentes e adultos com dentição definitiva. Utiliza aparelhos ortodônticos fixos e dura normalmente 18 a 24 meses.

Em algumas ocasiões pode estar indicada a extracção de algum dente para que a correcção seja feita com sucesso. Esta decisão será sempre explicada em pormenor ao paciente após a realização de um estudo minucioso pelo Médico Dentista Ortodontista.
Apesar de tudo, atualmente já existem algumas técnicas ortodônticas que permitem reduzir o número de extracções dentárias necessárias para a realização de um tratamento com sucesso

Está provado cientificamente que, após a finalização do tratamento ortodôntico, pode haver alguma tendência para que determinados dentes tentem regressar à posição inicial. De forma a contrariar esta tendência, após o termino do tratamento, o paciente deverá utilizar um aparelho de contenção removível enquanto dorme. O período recomendado para esta fase de contenção é de 24 meses.

Marque já a sua consulta de avaliação e comece a cuidar da sua saúde oral

gestorOrtodontia